resenha: insegurança no amor




"Insegura no Amor" explica, em linguagem fácil, como se formaram seus conflitos de relacionamento em primeiro lugar; o que nesse processo  dificulta tanto uma mudança e como superar esses obstáculos para desfrutar um amor seguro e duradouro". Página 14







Título: Insegurança no Amor
Editora: Gente
Ano: 2014
Páginas:208 
Gênero: Felicidade/Relacionamento
Autora: Leslie Becker-Phelps

Classificação: 1234

Quem pode ler esse livro: adolescentes, pais, casais, estudantes de psicologia. 



Hoje vamos falar de relacionamento, comportamento e tudo que envolve vida a dois. “Insegurança no Amor” é o primeiro livro da autora e psicóloga Leslie Becker-Phelps, ela vai colocar em evidencia tudo que envolve relacionamento, além de ressaltar a questão do apego e o principio da ansiedade em nossas vidas.

Eu sempre fui uma pessoa ansiosa (fui criada em um ambiente de pessoas ansiosas), e percebi que isso de certa forma afetou alguns de meus relacionamentos, se não, todos eles. Enfim,escolhi ler esse livro pois através da sinopse puder perceber que ele poderia me ajudar.  Me envolvi tanto com a leitura que acabei lendo junto com meu esposo (e até rimos de algumas situações semelhantes as nossas), foi uma experiência grandiosa para nós, como casal.


"É importante entender que a ansiedade relacionada ao apego não precisa ser uma resposta a eventuais abusos ou maus-tratos por parte de um dos pais; na verdade, na maioria das vezes não é." Página 13

Um dos temas principais mais abordados pela autora é sem duvida a questão da ansiedade relacionada ao apego sentimento que adquirimos desde a infância, Leslie nos revela como esse processo ocorre depois, já na vida adulta, e nos novos relacionamos. Por isso, o livro acaba abordando não só o relacionamento homem/mulher, mas principalmente, a família de modo geral, desde como fomos criados pelos nossos pais, até  o quanto isso pode afetar nossa vida seja para positivo ou negativo em futuros relacionamentos.


Também é exposto através de diversos exemplos reais (pacientes que a Leslie tratou em sua jornada como psicóloga) de como existem pessoas que sofrem literalmente por questões sentimentais, às vezes, por não saberem lidar com certas situações acabam se deixam deprimir e empurrando “com a barriga” o que era pra ser a melhor experiência de suas vidas, seja o namoro,noivado, casamento, relacionamentos familiares e ate mesmo amizades. Isso vira uma bola de neve, se não identificado e tratado com urgência. 

A leitura de modo geral, nos deixa ciente porque que algumas pessoas desencadeiam alguns sentimentos negativos em seus relacionamentos e até mesmo com entes queridos. Em cada capitulo você vai encontrar um ou dois exercícios que podem ser feitos a qualquer momento para você identificar que tipo de "apego" você tem nos seus relacionamentos. Como a própria autora já esclarece desde o inicio, o livro pode ser lido aos poucos, e em partes (sem pressa) - como se fosse uma terapia mesmo - já que essa leitura não é só teoria, você prática também seja pelos exercícios ou pela mudança de postura perante o seu parceiro. Tive minhas particularidades com o livro. ( ;

A sensação mais fiel do que senti ao ler meu primeiro livro do gênero “auto-ajuda” foi de estar lendo meu próprio comportamento (o mesmo desde a infância e depois a de casada e como mãe), enfim, um reflexo fiel da minha vida. Sem duvida, me mostrou o caminho, e logo identifiquei meu tipo de apego. 

Não esperava muito da leitura, mas acabei absorvendo tanto que até em certos momentos dividir meus pontos de vista sobre a leitura com meu esposo. Experiencia única! 

A leitura é recomendável a casais, pais,filhos e estudantes de psicologia, afinal em qualquer relação é preciso manter os pés no chão, baixar a guarda aprender a conviver com os defeitos e as diferenças do outro, nem sempre é fácil se manter firme seja qual for o tipo de relacionamento (casal,namorado,pai,mãe,filho,etc), sabemos que  o estresse existe todo nós estamos sujeitos a ele,mas se tivermos a direção (não a formula mágica) tudo pode se ajeitar quando menos se esperar já estaremos vivendo um relacionamento saudável e  seguro.

Em suma, achei que a leitura fluiu muito bem. A você que vai ler “Insegurança no Amor” saiba que esse livro vai aprofundar as questões sentimentais te fazendo refleti sobre o seu comportamento. É quase como uma terapia de casal, vai ficar ainda melhor se você puder ler junto com seu parceiro (a). tenho certeza que a  experiência será maravilhosa, e vocês irá perceber que não estão sozinhos, até porque os exemplos que a autora cita no livro são reais foram vividos pelos seus clientes (pessoas reais, como eu, como você), ou seja, na vida nunca seremos igual a ninguém, mas sem duvida todos temos defeitos. Porém estamos sujeitos a erros,e claro, a perdoar e ser perdoado (perdão e compaixão, um dos temas do livro). É preciso sempre dá uma segunda chance para o amor. 



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Obrigada por dedicar alguns minutinhos do seu tempo para comentar aqui.
Isso me motiva a continuar."
Volte Sempre!


Beijos ; )

0 comentários:

Postar um comentário