resenha: um país chamado favela



Vamos falar sobre a favela?

"A maior pesquisa já feita sobre a favela brasileira


Editora: Gente 
Ano: 2014
Páginas:167
Gênero: Pesquisa (economia)
Classificação: 5/5






"A favela agita-se se desloca, aprimora-se e transforma-se. Empenha-se em exercícios estéticos e educativos, no beco,a viela da qual observa o mundo." Página 117 "



Um livro escrito por Renato Meirelles (presidente do Data Popular, primeiro instituo de pesquisa no Brasil focado em mercados emergentes). E Celso Athayde (criador do C.U.F.A – Central Única das Favelas, atualmente presidente do projeto Favela Holding que é um conjunto de empresas que tem como objetivo central o desenvolvimento de favelas e de seus moradores).


Este é um livro de pesquisa baseado em estudos realizados dentro das comunidades, e pautado de muitas informações esclarecedoras, e que com certeza vão te surpreender, irá prender sua atenção desde o principio, lhe agregando conhecimento  aguçando ainda mais sua curiosidade sobre o tema. Esteja certo de uma coisa: depois de ler esse livro você vai enxergar a favela com outros olhos, nada mais será como antes.

Esteja preparado para quebrar qualquer tipo de preconceito (caso você tenha algum), e se permita visualizar um cenário real e tão próximo de você, porém marcado por alguns momentos de tristeza que facilmente se misturam com a alegria, coragem e superação, de um povo sofrido, mas também que cativam momentos de alegria, de um povo batalhador que vem se refazendo a cada ano, também crescendo em números e economicamente falando. Iremos desvendar  os mistérios e verdades da "nova favela" (da ReFavela do Brasil). Esteja pronto para conhecer diversas histórias reais, contadas por quem já viveu, e vive do “outro lado do muro”, histórias de pessoas que vivenciam dramas e alegrias, mas que de alguma forma tem algo a ensinar, e fortalecem dia a dia da  economia do nosso país. 

E aí, vamos conhecer o mundo real das favelas do Brasil?!


Assim que o livro chegou, comecei a ler, ressalto que esse foi meu primeiro livro de pesquisa e superou todas as minhas expectativas. Minha maior curiosidade era saber como surgiu as favelas, os desafios e alegrias que mantém as comunidades. Sobretudo eu acho justo que todos os cidadãos seja da favela ou não, busquem saber mais sobre uma das maiores realidades do Brasil, que ainda divide não só opiniões, mas também pessoas. Esse livro mostra sem restrições, cada pedacinho que faz da favela ser o que ela é, com todas as suas evoluções e obstáculos. Além de esclarecer o que a mídia não diz. 
O livro começa com o prefácio de Luiz Eduardo Soares, ele faz uma ligeira apresentação do que o leitor verá no livro, resumido em 10 páginas, também esclarece o significado da palavra favela e suas origens, tal como a visão do poder público e suas mazelas quanto a favela. Logo em seguida temos uma breve apresentação do rapper MV Bill, que é um dos idealizadores do projeto C.U.F.A. Ele diz que é possível sim, existir uma comunidade pacifica onde todos são unidos e se respeitam, é tudo uma questão de respeito e percepção de cada indivíduo.
“A favela é reduto de criatividade, da invenção, do empreendedorismo pleno, das artes, dos afetos e da solidariedade. E, se concordarmos, a carência não é uma característica daqui." Página 17 
O projeto C.U.F.A e o Data Favela, também tem o apoio de alguns famosos descritos no livro, tal como Luciano Huck, Regina Casé, Pedro Zezé, entre outros.


Narrado por Celso e Renato Meirelles, o livro se destaca por sua objetividade e clareza quanto ao tema. Recheado de pesquisas que vai desde o principio das favelas no Brasil até - estaticamente falando – aos investimentos feitos dentro das comunidades que se nomeiam  a "refavela" (a evolução das favelas), através de: parcerias e facilidades na compra de uma passagem área, ou nos comércios locais como: lotéricas, bancos, grandes redes de lojas  famosas instaladas dentro das comunidades. Além dos depoimentos de alguns moradores das comunidades, relatando seus dramas e alegrias vividos ali.
Estatisticamente falando, estima-se que já são 11,7 milhões de habitantes que compunham a favela no Brasil. A surpresa maior se dá ao fato de que por sua extensão a favela chegaria a compor o quinto país mais populoso da federação, gerando assim uma renda de aproximadamente 63 bilhões de reais ao ano para o país. Mas isso não se compara a força e constante evolução das comunidades, assim a favela vem provando pelo tamanho da sua força e vitalidade.  
Se de um lado rola o trafico e a violência, do outro existe pais de família que apenas desejam voltar para o seu lar em segurança e garantir um futuro digno aos seus filhos. Estamos falando de trabalhadores (muitos em tempo integral) que compõem a sociedade de maneira positiva, alavancando diariamente a economia do nosso país. São pessoas que idealizam sonhos e tentam incansavelmente fazerem parte de uma sociedade ainda divida pelos seus preconceitos, distanciamento e falta de comprometimento com aqueles que vivem nas favelas. Falta mais respeito e desenvolvimento social tanto da urbanização (pessoas que vivem fora da favela) quanto das autoridades - que ainda secam negativamente as comunidades, mas ao mesmo tempo se alimentam  do suor do povo sofrido -.
A leitura, de modo geral, mostra os dois lados da moeda,além de provar que 94% dos habitantes das favelas são de fato felizes, mesmo que haja uma parcela considerável, de 30% dos que admitem sofrer algum tipo de preconceito por morarem na favela, ainda sim, a alegria do povo se faz presente em muitos momentos. 

"Viver na favela é, sobre tudo, constituir laços. No entanto, é também tocar a vida para frente quando seus moradores são abruptamente "quebrados", seja por motivos particulares seja por inflexões derivadas no âmbito da gestão publica" Página 34


Enquanto focamos apenas no lado “escuro” (violência, trafico, etc) nos esquecemos de que é lá, na favela, que nascem centenas de crianças que também tem sonhos, mas que as vezes são interrompidos pelo descaso das autoridades ou pelo preconceito da sociedade distante da realidade desses moradores, nos deixamos equivocar pelo que a mídia e os nossos olhos querem ver, mas nem sempre é assim; como o livro mostra na favela existe milhares de pais de família dispostos a dá um futuro aos seus filhos, as vezes julgamos uns pelo todo, isso é um grande erro. Se existe o erro também é possível existir o acerto, ainda dá tempo de estabelecer confiança e igualdade entre todos, por que não? Afinal o povo das comunidades são unidos são muito capazes de construir seus sonhos mesmo que isso signifique anos de rendição.  Sejamos corpo do mesmo compromisso. 
A leitura deixa claro o tempo todo o espaço gigantesco que ainda existe entre a vivencia no asfalto e a verdadeira face da favela que muito ainda desconhece. Desde o estilo musical até o comercio local, tudo acontece ali, dentro das comunidades, e muitos nem sabem que é dali que nascem grandes empreendedores e sonhadores. Ainda existe um distanciamento considerável entre o real e a ficção. O livro abre nossos olhos para a realidade vivida do lado interno das favelas.


"Os sonhos de Enderson seguiam na mesma trilha. Desejava montar tijolos, colar ladrilhos, recortar janelas, concluir a casa da mãe. Quando eu sair, quero poder dizer: olha, deixei essa construção pronta, afirmava, emocionado. Para ele, o bom povir exigia garra, coragem e compromisso com o estudo.” Página 101


Eu finalizei a leitura certa de que na favela existem pessoas dispostas a causar a mudança! Aprendi, me surpreendi, quebrei preconceitos e agora minha visão sobre a favela é de alguém que enxerga um futuro, a evolução de um povo disposto a conquistar seu espaço, digno, na sociedade. 
A leitura é rápida de fácil entendimento, além de aprender, o leitor se sentirá como se estivesse ali, na comunidade, visualizando a realidade dos moradores de uma determinada comunidade. 
Um País Chamado Favela vai abalar não só as autoridades, mas muitos que vivem no asfalto e acham que favela é só lugar de tragédias. É um tapa na cara de muitos, uma nova éra que vem por aí, e a favela faz parte dessa mudança. 

Os autores já pensam até em uma nova  edição dando continuidade a pesquisa. Estou pronta e ansiosa para ler os próximo capítulos dessa história da vida real.  ^^ 
Um trecho do livro que me fez refleti, sobre a dura realidade desses moradores, e que muitas das vezes, oculta, de nós telespectadores. O outro lado da moeda em que muitos preferem fechar os olhos para não ver, outros até desconhecem, a verdadeira face do poder publico que insiste em dizer que zela pelo povo das comunidades. Será?!


"As milícias continuam ativas, mas adotam outros métodos de ação. Visadas pelo olhar da cidadania, elas agem com descrição. Continuam matando, mas sem alarde, cuidando de fazer sumir os cadáveres. São, sem dúvida, responsáveis pelo crescente número de desaparecidos nas estatísticas da segurança pública." Página 144                                                               

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Obrigada por dedicar alguns minutinhos do seu tempo para comentar aqui.
Isso me motiva a continuar."
Volte Sempre!


Beijos ; )

3 comentários:

  1. parece ser bom esse livro, gostei do que escreveu...
    http://cigarrosandcoffe.blogspot.com.br/

    da uma passadinha lá.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danilo!
      Sim, esse livro é rico de informações, todos deveriam ler e quebrar alguns muros quer ainda dividem nossa sociedade. Fico feliz que que você gostou da resenha ^^
      Volte sempre
      Bjs

      Excluir
  2. Parabéns pela resenha!Ganhou mais uma seguidora!

    ResponderExcluir