Resenha: STEVE JOBS para Jovens

Páginas: 255
Editora: novo século
Ano: 2012
Autora: Karen Blumenthal
Categoria: Biografia
Dias de Leitura: 30/11 a 04/12
Onde Comprar: | Submarino | Americanas 
Comprei por: $ 34,90 (mas você poder encontrar por até $ 24,90)
                               

"As vezes a vida nos acerta um tijolo na cabeça. Não percam a fé. Minhas escolhas mais importantes foi em me manter fiel ao que eu amava. Seja em relação ao trabalho, seja em relação ao cônjuge... Se ainda não tiver encontrado esse amor, continuem procurando até achar.Não se acomodem."
                                       _Steve Jobs 

O livro é de autoria da escritora Karen Blumenthal, ela escreve livros de ficção para jovens.
Nesse livro, em especial, ela revela alguns mínimos detalhes da trajetória de Steve Jobs com a Apple.

Irei começar essa resenha com alguns pontos que achei relevantes onde o livro expõe exatamente quem foi Steve Jobs. Vou dividir em tópicos (para facilitar a leitura da resenha), em um discurso que ele fez na Universidade de Stanford em 12 de junho de 2005. De antemão já vou avisando que essa resenha ficou um pouco grande (rs),mas para mim não tem outra forma de esclarecer melhor a vida e trajetória de Steve, foi a melhor maneira que encontrei. Ao meu ponto de vista!
1- A Infância de Steve Jobs:

Sua mãe biológica era uma universitária, jovem e solteira e decidiu que antes de Steve nascer ela deveria coloca-lo para adoção. Mas haveria uma condição que ela empunha, os futuros pais de Steve deveriam ao menos estarem em uma faculdade. Apareceu um casal, na fila de espera, interessados na adoção, só que eles queriam uma menina, mas nasceu Steve (um lindo garotinho) que eles não pensaram duas vezes em ficar com ele,  e assim eles iriam cuidar daquela criança com todo amor. Com o passar do tempo a mãe biológica de Steve veio a descobrir que na verdade o casal interessado em ficar com seu filho mal tinham o ensino médio completo, ela chegou a cogitar a ideia de não assinar os papeis finais para adoção, mas por fim ela aceitou,porém impôs uma condição ao casal: eles deveriam frequentar um curso superior, o casal logo aceitou e prometeram que assim o faria. Agora Steve Jobs tinha uma família que iria amá-lo mais que tudo, e assim foi por toda sua infância e adolescência, ele foi muito amado,sempre. Seus pais se empenharam muito para da um futuro  digno a Steve, fazendo quase todas as vontades do filho.

2- A tentativa de Steve em ingressar em uma faculdade:

Ele entrou na faculdade com 17 anos, na época uma das mais caras - principalmente para seus pais operários -  mas que mesmo assim investiram nos estudos do filho. Só que havia um detalhe, Steve Jobs não tinha noção de que curso ele gostaria de fazer, algo que de certa forma o incomodava, afinal quase todo jovem da sua idade já planejava uma profissão, mas com Jobs era o oposto, ele não se via em nenhum daqueles cursos tão pouco sendo comandado por alguém em alguma empresa, acabou que ele frequentou  a sala de aula por um curto período, 6 meses foi o seu limite.
Logo Steve iria descobrir algo que realmente atraísse sua atenção, um curso de caligrafia no campus da faculdade Reed College. Uma luz, um ponto, algo começava ali a se conectar na vida de Steve, muita coisa iria mudar a partir daquele curso. As ideias e futura invenções brilhantes.
Ele até chegou a dormir no chão dos dormitórios de amigos na faculdade, e  devolvia garrafas de coca-cola ao depósito em troca de cinco centavos para comprar sua comida.

3- Amor e Perda:

A Apple surgiu quando Steve tinha 20 anos, juntamente com seu amigo Woz, eles resolveram que a empresa seria ali mesmo na garagem da cada dos pais de Jobs, e foi assim por exatos 10 anos. Muitas pesquisas,criações, busca por investidores... E nesses 10 anos de muito trabalho,paixão e praticamente sua juventude inteira dedicada a Apple. Agora Steve e seu amigo tinham em mãos uma companhia que valia 2 bilhões de dólares, com mais de 4 mil funcionários. Mas nem tudo era rosas na vida de Steve Jobs, quando ele completou 30 anos havia sido demitido da sua própria empresa. Foi um momento delicado em sua vida, talvez uma magoa que ele tenha demorado a superar. Mas ele jamais deixou de acreditar na Apple tão pouco no potencial que ele tinha e mais uma vez deu a volta por cima ligou os pontos e resolveu começar do zero com uma nova proposta no mercado,agora no ramo de filmes com desenhos animados, então ele fundou duas empresas, uma delas em parceria com a Wall Disney. Então como tudo na vida de Steve Jobs, mais uma nova aventura de sucesso se inicia. "Tenho certeza de que nada teria acontecido se eu não tivesse sido demitido da Apple. Estou convencido de que a única coisa que me permitiu seguir a diante foi meu amor pelo que fazia."  

4 - Conectar os Pontos:

Steve costumava dizer que quando você consegue olhar para o seu passado (conectar os pontos) e compreende que tudo que você passou te fez um ser alguém melhor, superando seus próprios limites,  é como a ligar os pontos, tornando cada detalhe essencialmente necessário para as conquistas de hoje, ele queria dizer que se você consegue conectar os pontos do passado com seu futuro, então você está pronto, pronto para da o seu melhor em tudo que fizer. Os Lingue os Pontos Em Tudo Que Fizer!!!




O que Aprendi:

Na verdade,antes de conhecer a verdadeira história por de trás desse grande homem que todos conhecem como o pai da tecnologia, eu nunca tinha me interessado em de fato ler sobre sua trajetória, até que vi uma resenha no canal do youtube do (João), dai resolvi que queria ler e descobrir um pouco mais de Steve. E, acabei me surpreendendo,não esperava tanto do livro,mas logo de cara nas primeira paginas está o discurso em que  Steve fez na Universidade de Stanford, onde ele resume sua trajetória (sua vida com a Apple) eu até me emocionei em alguns momentos. Ele realmente foi um grande homem não apenas por suas inversões inovadoras, mas principalmente por tudo que ele passou até chegar ao topo desde do seu nascimento, de como foi superando,mesmo quando sua mãe lhe deu para adoção (antes mesmo dele nascer) ainda sim ele não a culpou, pelo contrario depois de alguns anos ele foi em busca dela saber como ela estava. Enfim, a cada página que eu lia me surpreendia mais, redescobria um novo Steve, ta certo que achei que sua personalidade não era das melhores, ele chegava exigir tanto de seus funcionários que não media as palavras para humilha-los em publico, era  um dos seus mil defeitos,mas quem nunca errou? E ele tinha uma responsabilidade imensa, então resolvi que não iria implicar com esse detalhe.
Ele jamais entregou os pontos, nem quando estava no leito da morte ele sempre repetia  que tudo era possível quando você acredita.
Steve faleceu em 5 de outubro de 2011.Mas nos deixou muitas lições, uma delas a de JAMAIS desisti de um sonho, não importa o tamanho do obstaculo, e quando cair aprender a levantar e continuar porque o importante é ligar os pontos. Ele criou produtos inovadores que mudou o mundo. A era da informatica nunca mais será a mesma, nos deu diversas possibilidades uma delas de conectar pessoas, são inovações que irão passar por muitas gerações. "Porque a Apple foi o fruto da ideia de Steve Jobs que muitos em todo mundo provam todos os dias desse fruto." 


Discurso em que Steve fez na Universidade de Stanford:





Também quero ler:  Steve Jobs: A Biografia - Walter Isaacson

  • Você já leu esse livro? Se já, então deixe sua opinião aqui :)
  • Recomenda outro livro de Steve Jobs que você tenha lido e gostado?Qual ?




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Obrigada por dedicar alguns minutinhos do seu tempo para comentar aqui.
Isso me motiva a continuar."
Volte Sempre!


Beijos ; )

0 comentários:

Postar um comentário