Dica: leiteratura nacional




Livro: A Menina que Ouvia Demais
Ano: 2014
Gênero: Romance



Chegou hoje um  dos livros que eu estava esperando, do autor Mauricio Kanno ao qual eu tive a honra de conhecer em um dos encontros de blogs, e claro que eu não poderia deixar de adquirir o seu livro de estreia, né. A Menina Que Ouvia Demais, é um romance, e pelo que eu li na sinopse a história tem um pouco de ficção científica e universo fantástico (que por sinal eu adoro). Estou ansiosa para ler, e lógico, resenha-lo para vocês. 
E o mais legal disso tudo, eu recebi o livro autografado (muito fofo),obrigada Maurício  ;)

Sobre o autor: o Maurício (o pouco que nos falamos) ele mostrou ser uma pessoa simpática e atenciosa com todos ao seu redor. Tenho certeza que ele vai longe com essa estréia estrondosa, além de ter outros talentos como a arte de desenhar (conheça mais do seu trabalho clicando aqui) e outro livros publicados com parceria de outros autores, pela editora Andross. 



Sinopse - A Menina que Ouvia Demais - Maurício Kanno

O livro é voltado principalmente ao público pré-adolescente e para todo aquele com mente jovem. Une diversão com metalinguagem e diferentes pontos de vista em um problema. Isso é feito com tantos diálogos – frequentemente cômicos – como numa peça de teatro; descrições suficientes para ambientar o leitor em mundos imaginários; e personagens em conflitos absurdos. O enredo trata de uma menina pré-adolescente que passa a ouvir o que diz o narrador da história em que ela vive, o que cria um grande problema para ambos. Ela está irritada de ouvi-lo o tempo todo, enquanto ele precisa cumprir o seu trabalho, interrompido tantas vezes pela menina escandalosa. Já no “estúdio do mundo de criação de livros”, o chefe do narrador não compreende a situação e ameaça demiti-lo. Afinal, o funcionário estaria “brincando em serviço”. Será preciso resolver a situação, e o jeito que o narrador arruma para isso é um tanto exótico. Por que a menina está ouvindo a narração é um mistério, que só será esclarecido no final. Alternadamente com essas confusões, o leitor também acompanha uma versão idosa da menina, que vive em um mundo futurista com uma estranha criatura que apareceu em sua casa. O visitante promete aventuras e novas maneiras de enxergar o mundo, enquanto ela parece só se interessar em escrever suas memórias. Assim, como em uma telenovela, o romance reveza e vai mostrando, a cada capítulo (correspondente a cenas televisivas) o que está se passando com diferentes personagens, cada um em seu cenário. 

Até que alguns deles saem de seus núcleos narrativos e se misturam com os outros, contribuindo para a gradual resolução dos quebra-cabeças. Como questões secundárias, a história aborda a relação da jovem protagonista com sua mãe, primas e colegas da escola, incluindo um amigo com quem ela teria uma paixãozinha não-declarada. Estão em evidência também as limitações físicas enfrentadas pela protagonista idosa. E o confuso narrador recorre até a um psicanalista. Justificativa para publicação O conflito principal do trabalho induz a uma reflexão sobre até onde poderia chegar a interação humana com as modernas formas de comunicação. Até mesmo pode ser identificada uma metáfora à “poluição comunicativa”, quando informação demais aparece de todos os lados. 

É trabalhado o recurso de conversa personagem-narrador utilizado com sucesso nos populares quadrinhos da Turma da Mônica, no filme “Mais Estranho que a Ficção”, além da história dentro da história no filme “O Show de Truman”, com tensão e linguagem renovados. 

A história cita diretamente novidades tecnológicas contemporâneas, como tablets e e-books, além de aparecerem em cena também questões problemáticas de difícil solução, como pirataria digital. Espera-se que o leitor se divirta muito ao ler a história, pois ela inclui diversos trechos cômicos – ao menos, é o retorno obtido com pessoas que já fizeram a leitura e auxiliaram com outras sugestões. Além disso, como o texto é composto em sua maior parte por diálogos, com poucas descrições, além de linguagem informal, a leitura deve ser bastante fluente, mesmo para o público infantojuvenil - também houve bom retorno com uma leitora pré-adolescente. 

Mesmo assim, há profundidade psicológica, observada principalmente na idosa; mas também nos outros protagonistas – menina e narrador –, ao se acompanhar sua progressão de comportamentos. Até mesmo personagens secundários, como o chefe, também mostram evolução comportamental, mantendo sua coerência.

A proposta de livro concilia a fantasia e ficção científica ao mundo cotidiano dos jovens, como a escola, chocolates e família, além de citações ao imaginário tradicional e das celebridades. 



Acompanhe o o autor nas redes sociais:


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Obrigada por dedicar alguns minutinhos do seu tempo para comentar aqui.
Isso me motiva a continuar."
Volte Sempre!


Beijos ; )

4 comentários:

  1. Carla,
    Como vai?
    Bacana a dica de leitura.
    Não conhecia o autor nem sua obra :(

    Beijos e se cuida
    Rimas Do Preto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandro!
      Estou bem,obrigada ^^
      Pois é, o autor é simplesmente um amor de pessoa e merece todo respeito, o livro parece ser mto bom. Espero que vc tenha a oportunidade de ler ;)

      Bjs e obrigada pela visita

      Excluir
  2. Que legal esse livro, essa ideia de divulgar. Eu não conhecia o autor. Fiquei encantada com a obra. A capa é bem chamativa. Adoro fantasia e ficção científica. Com certeza leria a obra.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para escolher e 2 ganhadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Que bom que você apreciou a obra, realmente estou ansiosa pela leitura. Espero que vc leia tbm ^^
      Obrigada pela visita, volte sempre !

      Bjs

      Excluir