Lançamento do Livro: Gérson de souza - um repórter em extinção



Um lançamento incrível, ao qual descrevo essa emoção em algumas linhas. Leia e você vai descobrirá de quem eu falo:


Eu tive o privilegio de prestigiar um grande profissional, e o melhor, de perto! Isso mesmo, o Gérson de Souza lançou ontem o seu primeiro livro, em parceria com o autor do livro André Guimarães - que por sinal, também tem uma linda história de vida. Ele é formado em jornalismo pela faculdade FAPSP, e foi desafiado falar sobre a trajetória profissional de um repórter em seu trabalho do TCC no ano de 2013 onde se iniciou as primeiras paginas do livro “Gérson de Souza – Um repórter em Extinção”, e como já é conhecimento de todos, ele escolheu o melhor de todos os repórteres, Gérson de Souza. Admirável a história desse mais novo jornalista, e ainda mais toda sua pesquisa incansável sobre a vida de Gérson (foram mais de 60 entrevistas).  Aproveito para deixar  aqui minhas honras a você André que não desistiu nem por um segundo se quer. Parabéns! O resultado de todo esse trabalho está bem aqui, em minhas mãos, o livro que para mim será o melhor do ano o mais especial, o meu xodó entre meus livros preferidos.


O lançamento: ontem foi um dia pra lá de especial, mais um pra guardar na memória. Assim que eu soube que o meu repórter favorito, iria lançar seu primeiro (de muitos) livro - contando a trajetória de sua carreira - eu logo fiquei empolgada, e procurei agendar um mês antes, afinal não é todo dia que se tem o privilegio de prestigiar de perto pessoas que nos inspira, e Gérson é mestre em inspirar pessoas.
Eu o admiro muito! Ele é o mestre, ou melhor, o mestre em contar historia como ele mesmo se intitula: o repórter do "CaRcanhar Rachado". Simples como ele só. 
O lançamento do livro aconteceu na Livraria da Vila, no Shopping Pátio Higienópolis. 


O que se ler na obra: o autor abrange principalmente o lado profissional e humanitário do repórter. São informações imprescindíveis da sua vida profissional, contadas com riqueza de detalhes, o livro também acompanha três diários de bordos exclusivos do jornalista.
Além do que o autor fez mais de 60 entrevistas tudo para fortalecer a tese de que o Gérson é sem duvida um repórter em extinção, sendo praticamente único em seu oficio.
Além de contar alguns momentos da vida profissional, também conheceremos a família de Gérson, com depoimentos exclusivos de seus filhos e familiares tornando assim o livro ainda mais cativante – só para salientar vocês, isso foi um pouco do que folhei no livro, ok.
A obra conta com fotos, por onde Gérson se aventurou em algumas de suas grandes reportagens, e de seus familiares. Achei o máximo o autor se preocupar com esses detalhes, isso fortalece ainda mais as informações descritas e aguça ainda mais a curiosidade dos admiradores do repórter.
E eu não poderia deixar de destacar a capa, omg que capa linda, bem ilustrada e colorida, destacando a figura do Gérson, e como cenário de fundo, alguns índios Katukina no Acre, mais uma de suas reportagens. Lembrando que todas as fotos e ilustrações compostas no livro, o autor teve o cuidado de legendar cada uma delas.



Um Pouco Sobre Gérson de Souza: Todos o conhecem seja pela sua imagem na TV em grandes reportagens – algumas delas de coragem e respeito a profissão convenhamos, Gérson é muito corajoso, ele se envolve em situações inusitadas -, ou muitos de vocês podem reconhecê-lo simplesmente pela sua simplicidade na frente das câmeras. Porque eu nunca vi ninguém igual ou que chegasse perto da singularidade e amor a profissão como Gérson de Sousa faz - o mestre! 
Ele nasceu no interior de São Paulo na roça, onde não tinha nem luz elétrica, mas mesmo assim ele alimentou o sonho de um dia ser um repórter, é como ele mesmo disse sua intenção nunca foi ficar em evidencia, na frente das câmeras, mas sim fazer o que amava estando próximo de pessoas e trazendo a noticia mais pura para o povo, e deu tão certo que hoje ele carrega na bagagem mais de 30 anos de trabalho e amor, amor a profissão (por isso ele é único). Gérson se destaca principalmente pela sua simplicidade e com a sua capacidade de se envolver com seus personagens tornando suas reportagens ainda mais prazerosas pra que assisti. E foi exatamente isso que chamou mais a minha atenção, o seu poder de atrair o telespectador, sem nenhuma pretensão, apenas por ele ser quem é na frente das câmeras sem maquiagem, torna seu trabalho brilhante e envolvente.
Falar do Gérson - ainda mais depois de tê-lo conhecido pessoalmente - enche meu coração de emoção, pois dificilmente encontro por ai alguém tão engajado e ao mesmo tempo tão família como ele. Gérson é tipo de pessoa que você não precisa ficar muito tempo com ele para perceber o tamanho da sua generosidade e respeito ao próximo, ele te cativa logo de cara, só por sua presença já o trona grande. Ele é puro amor, alegria e claro, humildade.
Foi uma honra muito grande para mim, fazer parte desse momento da vida dele, e ter seu livro, é ainda mais prazeroso. 


No bate papo descontraído com os leitores, ele falou um pouco das suas jornadas como repórter, e como é viver por de trás das câmeras, os desafios, as aventuras e claro, como tudo começou uma sua vida profissional. Ressalvo que umas das maiores inspirações do Gérson foi sua avó Virgilina, ao qual ele fez questão de falar um pouco sobre ela, e como ela teve participação na sua história profissional, quando, por exemplo, ela contava as histórias da roça pra ele daquele jeito caipira de um bom contador de historias, e hoje ele se tornou um dos maiores contadores de história do Brasil, muito disso ele deve a sua queria avó.
Inspiração e muito trabalho, essas são as palavras que se encaixam perfeitamente a pessoa do Gérson. É como disse a Neusa Rocha (escreve o prefácio) “Não adianta ter só o talento, porque só isso não serve a mesa, têm que ter muito trabalho” e o Gérson tem as duas coisas. Não é a toa que ele está entre os melhores, pra mim ela é ÚNICO no seu oficio!
Foi uma grande honra pra mim poder conhecer um pouco mais desse grande ser humano chamado Gérson de Souza.

Quando ele autografou o meu livro, foi muito atencioso e receptivo, não só comigo mais com todos que ali estava. 
As palavras que aqui escrevo ainda são poucas, perto do respeito e admiração que tenho a esse, que como eu disse, é o melhor repórter de todos os tempos, pra mim. 

“Ele é o último repórter contador de histórias da TV brasileira. O último da espécie que entra na casa das pessoas e conta a história com a mesma espontaneidade, naturalidade, com que ele conversa na casa dele, no restaurante, na rua, nos bastidores, no dia a dia”.   _Renato Dilago

Breve,  resenha do livro, exclusivo para os leitores do blog! 


Quer adquirir o livro, é muito fácil: Clique Aqui
Acompanhe o Gérson no Facebook: Clique Aqui ou no Site Oficial Clique Aqui
Acompanhe as últimas noticias e fotos do lançamento: Clique Aqui
Blog do Gérson: Clique Aqui


Um grande beijo, e até a próxima. 


 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Obrigada por dedicar alguns minutinhos do seu tempo para comentar aqui.
Isso me motiva a continuar."
Volte Sempre!


Beijos ; )

4 comentários:

  1. Que legal que você teve a oportunidade de conhecê-lo de perto! :D Realmente é emocionante conhecer alguém que admiramos tanto, né? Espero que você goste do livro, e resenhe aqui quando conseguir :D
    Beijos,
    Déia!
    Own mine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Déia! Muito bom poder vivenciar momentos como esse.

      Pois é, estou mto ansiosa pela leitura, espero resenha-lo o quanto antes.

      Bjokas e grata pela sua ilustre visita ^^

      Excluir
  2. O livro parece ser realmente ótimo, mas acho que a capa poderia ter sido melhor trabalhada.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, pois é, o livro deve ser maravilhoso principalmente para estudantes de jornalismo ;)
      Ah, eu gostei da capa ;)

      Bjs e volte sempre

      Excluir